Município de Faro vai alargar "Programa Abem- Rede solidária do medicamento" a 250 munícipes

Município de Faro vai alargar 'Programa Abem- Rede solidária do medicamento' a 250 munícipes

Iniciativa com parceria com Associação Dignitude já permitiu a 100 munícipes carenciados do concelho a aquisição de medicamentos sem custos ao longo de 2019

17 de janeiro 2020

O presidente da Câmara de Faro anunciou hoje, no arranque das III Jornadas do Envelhecimento Ativo a decorrer na Universidade do Algarve (UAlg), o alargamento do “Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento” que permitiu já a 100 munícipes carenciados do concelho a aquisição de medicamentos sem quaisquer custos ao longo de 2019.Com a extensão anunciada por Rogério Bacalhau do programa protocolado com a associação Dignitude, os cartões de beneficiários “Abem” chegarão agora a 250 cidadãos, que assim terão acesso, de forma 100 por cento gratuita, em farmácias aderentes, a medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo SNS – Sistema Nacional de Saúde.Para o presidente, "este é um projeto que integra um conjunto de medidas que o município tem conseguido implementar, em parceria com outras entidades, não só do Concelho mas também de âmbito regional e nacional, de forma a encontrar respostas que minimizem situações de carência e vulnerabilidade dos nossos munícipes, com uma atenção redobrada para os mais idosos".A pensar na segurança e bem-estar destes, o município implementou com sucesso a instalação de 40 equipamentos de teleassistência junto de idosos carenciados em situação de isolamento. O programa está a ser implementado pelo Gabinete de Apoio ao Idoso do Município de Faro em articulação com a GNR, PSP e as entidades parceiras da rede de ação social do concelho. Dado o sucesso alcançado nesta primeira fase, está a ser estudado o alargamento para 80 equipamentos.