Faro recebe distinção por excelência em literacia de código

Comissão Europeia atribuiu certificado ao Município no âmbito da edição de 2019 da #CodeWeek, um evento que visa celebrar a programação e incentivar os cidadãos a aprender mais sobre tecnologia

11 de fevereiro 2020

O Município de Faro foi destacado pela Comissão Europeia com a atribuição de um certificado de excelência em literacia de código no âmbito da iniciativa europeia #CodeWeek em 2019.
A distinção atribuída pela Direção Geral Connect da Comissão Europeia deve-se ao facto de o Município se ter associado e ter sido, na edição de 2019, uma das entidades participantes que promoveu mais de 10 atividades (no caso de Faro foram 32) neste evento que visa celebrar a programação, incentivando os cidadãos a aprender mais acerca de tecnologia.
Com o contributo de Faro, que se associou a esta iniciativa desde 2018, Portugal ficou ainda em 18.º lugar num total de 84 países participantes neste evento de âmbito global.
Ao todo, de 5 a 20 de outubro de 2019, decorreram em Faro 32 atividades, das quais dez em cinco empresas tecnológicas (Open Day e Job Shadowing), envolvendo dez escolas, 11 turmas, mais de 270 alunos e contou com aulas promovidas por professores, aulas promovidas por empresas e serviços da autarquia (aula Scratch com os Farrobinhas) e um workshop de impressão em 3D.
A sessão de encerramento da edição de Faro, promovida pelo Município, aconteceu no dia 18 de outubro, e contou com a presença de empresários, professores e representantes das entidades que permitiram que a edição fosse novamente marcada pelo sucesso.
O Município dá assim mostras de se estar a preparar para uma transformação digital proativa e está atento às oportunidades e desafios que este processo representa também para os munícipes e restantes agentes locais.
A próxima edição do #CodeWeek, à qual Faro voltará a aderir, vai ter lugar dos dias 10 a 25 de outubro de 2020.