Comunicado FAGAR- Covid-19- Gestão de resíduos

20 de março 2020

Caro/as munícipes,

De modo a garantir a saúde pública e prevenir a disseminação da doença, a FAGAR apela ao cumprimento das orientações e recomendações da Agência Portuguesa do Ambiente e da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos para a gestão de resíduos produzidos nos domicílios em situação de pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19).

Assim, solicitamos expressamente aos munícipes que, perante um caso suspeito ou confirmado de infeção em tratamento no domicílio, cumpram e respeitem as seguintes regras:
1 - Acondicionar devidamente todos os resíduos produzidos pelo doente e por quem lhe presta assistência num saco de lixo resistente e descartável;
2 - Encher o saco apenas até 2/3 (dois terços) da sua capacidade;
3 - Fechar devidamente o saco e colocá-lo dentro de um 2.º saco que deve ser também convenientemente fechado;
4 - Depositar o saco no contentor de resíduos indiferenciados mais próximo.
5 - Lavar bem as mãos após a deposição.

Em qualquer caso deve sempre acondicionar os resíduos num saco bem fechado e depositá-lo no contentor disponível mais próximo.

Na FAGAR empenhamos todos os nossos esforços para assegurar a saúde de todos.

Sejamos todos agentes da saúde pública!

#FaroEmCasa