Município de Faro adquire novo autocarro para transportes de crianças e adultos

Aquisição permite melhoria do serviço público de transporte de crianças e adultos, nomeadamente no âmbito de atividades municipais e do apoio municipal a escolas, coletividades e outras instituições do concelho

27 de novembro 2020

A Câmara Municipal de Faro adquiriu um novo autocarro de passageiros com capacidade para 55 lugares sentados, além de motorista e tripulante. A aquisição desta viatura, entregue dia 26 de Novembro à autarquia, enquadra-se na política de modernização da frota automóvel do Município e permite assim a melhoria significativa do serviço público de transporte de crianças e adultos, nomeadamente no âmbito de atividades municipais e apoio municipal a escolas, coletividades e outras instituições do concelho. Trata-se de um autocarro do modelo Volvo B11R de 460 cv (11.000 cm3), no valor de 288.435 euros (IVA incluído), equipado, certificado e homologado de acordo com as mais exigentes normas em vigor para transporte de adultos e transporte coletivo de crianças. Além de um sistema anti-capotamento, esta nova viatura conta com sistema automático de extinção de incêndios; caixa de primeiros socorros; refrigeração de grande capacidade para passageiros e tripulação; sistema de climatização; aquecimento e arrefecimento, com saída de ar individual em todos os lugares; bancos reclináveis e forrados a pele sintética, com apoios de braços e pés; bocais de saída de ar e luz individuais e cintos de segurança de três pontos. Para além disto, o novo autocarro dispõe ainda de equipamento audiovisual com Wi-Fi; monitores frontal e central com possibilidade de visualização de emissão de televisão digital terrestre, GPS ou DVD, rádio e leitor de CD's.Esta viatura vem reforçar a frota de transporte de passageiros do Município, que atualmente conta ainda com dois “minibus” com capacidade para 17 passageiros, três autocarros pequenos (dos quais um para 27 passageiros e dois para 39 passageiros) e um outro autocarro com capacidade para 51 passageiros. Refira-se que está em fase de conclusão o procedimento de aquisição de um novo minibus para transporte escolar, no valor de 42.956 euros.