Dia internacional dos Museus comemorado em Faro

14 de maio 2021

O Município de Faro irá comemorar o Dia Internacional dos Museus, que se assinala dia 18 de maio, este ano sob o tema “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”.

O Museu Municipal preparou um programa especial, após um longo período de encerramento devido à pandemia, que tem início no dia 15 de maio, sábado, com o regresso do "Famílias com Estórias", pelas 11h00, com poemas e melodias interpretados por Afonso Dias. Pelas 16h00, o Museu receberá a artista Susana de Medeiros, para uma conversa informal à volta da exposição "Trinta Sete", com explicação do processo criativo das suas obras e um olhar sobre possíveis encontros poéticos entre o hemisfério norte (o Algarve, em Portugal) e o hemisfério sul (as regiões de Bío Bío, Araucanía e Los Ríos, no Chile). Para os interessados, as inscrições ainda podem ser feitas para o email museu.municipal@cm-faro.pt

Para dia 18 de maio, o Museu Municipal de Faro, que durante o encerramento de portas tem mostrado intensa atividade digital, com conteúdos variados dirigidos ao património material e imaterial concelhio, vai dar mais um passo importante na afirmação do seu nome nesses formatos de comunicação virtuais. Será a apresentação de um projeto de visita virtual ao Museu, ainda em fase de desenvolvimento e inserido numa estratégia digital do município de Faro, apostando num acesso mais cómodo e de experiências únicas ao visitante. Em breve será então possível visitar à distância de um clique o claustro magnífico do antigo convento de Nossa Senhora da Assunção, apreciar o tesouro nacional do mosaico romano do Deus Oceano ou admirar as telas antigas de temáticas religiosas desde o século XVI ao XIX.