Inauguração de monumento de homenagem ao Grupo Folclórico de Faro

Descerramento de peça acontece no âmbito do 91º aniversário desta importante coletividade na próxima quinta-feira, dia 10 de junho, às 10h30, na nova rotunda da Rua Dr. José Filipe Álvares (Vale da Amoreira)

07 de junho 2021

O Município de Faro organiza a cerimónia de descerramento do monumento de homenagem ao Grupo Folclórico de Faro, intitulada “O Corridinho”, que vai ter lugar na próxima quinta-feira, dia 10 de junho, às 10h30, na nova rotunda situada na confluência da Rua Dr. José Filipe Álvares com a Praceta Joaquim Cruz e o Caminho Manuel Vicente em Faro.

Este momento comemorativo assinala o 91.º aniversário daquele que é o decano dos grupos de folclore do Algarve e um dos mais antigos do País e que é também responsável pela organização do FolkFaro, o maior festival de folclore internacional do sul de Portugal, que se realiza habitualmente na segunda quinzena do mês de agosto e representa um dos pontos altos da programação cultural da região.

Intitulado “O Corridinho”, o novo monumento de homenagem a esta emblemática coletividade é obra do escultor Carlos de Oliveira Correia, que será revelada no dia 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) numa cerimónia que contará com um momento musical e a presença de representantes do Município, do Grupo Folclórico de Faro e de várias outras entidades oficiais.

Recorda-se que, em 2002, o Grupo Folclórico de Faro foi distinguido pela Câmara Municipal com a Medalha de Ouro da Cidade. Em 2015 a agremiação recebeu o Prémio Figuras, atribuído pelo Teatro das Figuras, pela realização do FolkFaro. Já em 2017, a Câmara Municipal procedeu à atribuição de uma nova sede social ao grupo, situada no piso superior do edifício histórico do Solar do Capitão.