Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Faro reforça parceria na intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo

Faro reforça parceria na intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo

Noticias

30 de setembro 2021

A rede de parceiros que constituem o Núcleo de Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Faro (NPISA Faro) passou a contar, desde o passado dia 09 de setembro, com três novas entidades.
Em cerimónia realizada no salão nobre da Câmara Municipal de Faro, assinalou-se a adesão àquela rede da Cáritas Diocesana do Algarve, da Guarda Nacional Republicana de Faro e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP.
O NPISA tem por trabalhar em parceria na problemática das pessoas em situação de sem-abrigo.

Recorde-se que Faro foi o primeiro Município do Algarve a formalizar, a 14 de dezembro de 2010, por protocolo, a criação do Núcleo e Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Faro.

A 12 de novembro de 2020, procedeu-se à assinatura da atualização do Protocolo de Parceria do Núcleo e Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Faro, com o objetivo de adequar o anterior Protocolo em à nova Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023).
Com a adesão dos novos parceiros, a rede passa a contar com as seguintes entidades:
• Município de Faro
• União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
• Comando Distrital de Faro – Polícia de Segurança Pública
• Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – Direção Regional do Algarve
• Instituto de Segurança Social, IP- Centro Distrital de Faro
• Grupo de Ajuda a Toxicodependentes
• Movimento de Apoio à Problemática da Sida
• Santa Casa da Misericórdia de Faro
• Fábrica da Igreja de São Pedro de Faro
• Fábrica da Igreja da Paróquia de São Luís
• Centro Hospitalar Universitário do Algarve
• Administração Regional de Saúde do Algarve I.P
• Centro de Apoio aos Sem-Abrigo
• Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Faro-Loulé
• Rede Europeia Anti Pobreza
• Cáritas Diocesana do Algarve
• Guarda Nacional Republicana de Faro
• Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP
Durante a cerimónia de adesão dos novos parceiros, foram apresentados dois projetos que se encontram a funcionar, no âmbito da intervenção com as pessoas em situação de Sem Abrigo, bem como uma nova candidatura com carácter inovador a nível nacional, que se encontram em curso no concelho, com o apoio do Município.

O Projeto TMN – Tua, Minha, Nossa, que está a ser desenvolvido pelo MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA, tem como objetivo a inserção de pessoas em situação de sem abrigo na sociedade, com acesso imediato a uma habitação partilhada, como primeiro passo para a inserção da pessoa na sociedade.
O Projeto TMN, com seis meses de existência em Faro, apresenta resultados que servem de referência como Boas Práticas, a nível Nacional. Durante o seu ainda curto período de existência, já passaram pelos dois apartamentos partilhados um total de 18 utentes, sendo que 6 utentes já foram integrados na sociedade.

O Projecto LEGOS, uma parceria com o GATO, MAPS, CASA, APF, GRATO, tem como objetivo a inserção de pessoas em situação de sem abrigo em conjunto com a rede de parceiros existente, promover a implementação do modelo de intervenção integrado de todos os agentes que, no respetivo concelho, atuam com e para a população em situação de sem abrigo.
O Projeto visa implementar a figura do gestor de caso, o qual ficará diretamente responsável por esses utentes, focando a sua atuação na construção dos projetos individuais de intervenção, tendo por base uma relação de proximidade e confiança, criando a aproximação necessária para em conjunto com o utente atingir o sucesso.
Este é o projeto de 7 concelhos, 5 parceiros, 1 região e 1 única candidatura.

A candidatura em curso, visando o Projecto Porta Xis1 apresentado pela associação MAPS -Movimento de Apoio à Problemática da Sida em parceria com o com a Associação Xis – Grupo para a Promoção e Protecção LGBTI, e com o Município de Faro, tem como objetivo a celebração de protocolo para o funcionamento de apartamentos partilhados para pessoas LGBTIQ + em situação de sem abrigo.
O Núcleo e Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Faro é tido como exemplo de boas práticas no seu funcionamento e intervenção em função da problemática das Pessoas em situação de sem-abrigo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, este modelo de intervenção visa um acompanhamento de proximidade que assenta numa premissa de qualificação e rentabilização de recursos humanos e financeiros, estando demonstrada a sua importância e utilidade, face aos resultados apresentados.