Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Faro recebe evento de encerramento do programa "Living Streets"

Faro recebe evento de encerramento do programa 'Living Streets'

Noticias

Iniciativa vai juntar esta sexta-feira responsáveis locais das sete cidades de Portugal, Croácia e Grécia financiadas por este projeto

25 de novembro 2021

A cidade de Faro foi a escolhida para receber, esta sexta-feira, dia 26 de novembro, o evento de encerramento do programa EUKI (Iniciativa Europeia do Clima) Living Streets. Este evento, que terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, vai juntar responsáveis locais das sete cidades-piloto financiadas por este projeto: Faro, Óbidos e Torres Vedras; Porec e Krizevci (Croácia); Corinth e Elliniko-Argyroupoli (Grécia).
No âmbito desta iniciativa, os participantes vão partilhar as experiências adquiridas no desenvolvimento dos seus projetos implementados pelas autoridades locais em conjunto com os moradores e terão oportunidade para começar a desenvolver novos projetos no âmbito deste modelo de transformação do espaço público com participação da comunidade.
Recorde-se que a primeira “Living Street” de Faro foi implementada na Rua Caldas Xavier, na sequência de uma candidatura do Município à iniciativa com o mesmo nome, tendo garantido um financiamento de 20 mil euros por parte do programa EUKI do Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha.
Após um processo de participação comunitária que juntou cerca de 50 membros, entre moradores e entidades locais, a primeira fase da intervenção, decidida entre todos, foi implementada e inaugurada no passado dia 20 de julho. A requalificação visou a transformação daquele espaço público, antes quase exclusivamente dedicado ao estacionamento automóvel, num espaço mais verde e de convívio, com novos equipamentos como mesas e bancos, um baloiço, uma mesa de pingue pongue, equipamentos de exercício, uma mesa de xadrez ou floreiras com ervas aromáticas.
Além da intervenção física, a primeira “Living Street” de Faro conta também um plano de atividades que incluem momentos desportivos, culturais, ou direcionados para o meio ambiente, saúde e bem-estar, atividades dinamizadas fundamentalmente por agentes locais e moradores, contribuindo assim para ajudar a promover o sentimento de pertença e as relações de vizinhança.
Tendo em conta esta primeira experiência, o Município de Faro olha com interesse para esta nova forma de repensar o planeamento urbano e a mobilidade, encorajando, ao mesmo tempo, os cidadãos a envolverem-se no processo de tornar as ruas mais vivas e habitáveis.
Para mais informações sobre este evento, consultar o programa disponível AQUI ou contactar a Divisão de Comunicação e Marca através do e-mail comunicacao@cm-faro.pt ou do telefone 289870873.