Apresentação do livro Lenocínio VS Prostituição – A visão dos Magistrados e Polícias, na Biblioteca Municipal de Faro

17 de junho 2022

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa vai promover no dia 30 de junho, pelas 17h30, no seu auditório, a apresentação do livro Lenocínio VS Prostituição – A Visão dos Magistrados e Polícias, da autoria de João Cruz.

Com este livro, onde «a vítima tem voz e rosto», o autor pretende apoiar mulheres vítimas de violência doméstica, exploração sexual e tráfico de seres humanos, com o objetivo de alertar para este fenómeno, sempre presente e em crescimento no mundo inteiro.

João Cruz tem apresentado o seu livro em muitos pontos do país e realizado uma série de Workshops, com vista a dar a conhecer as suas propostas e a dar uma visão mais clara sobre esta problemática.

Fruto da edição deste livro e pesquisa subjacente, está em seguimento um projeto de apoio e reconhecimento para a criação de um grupo de Ajuda Mútua das vítimas de Violência doméstica, exploração sexual e tráfico seres humanos. Trata-se de uma organização descentralizada que valoriza o conhecimento vivenciado do fenómeno, e que permite uma compreensão mais aprofundada dos problemas, não descartando a necessidade de intervenção profissional, através da partilha de experiências e estratégias para superar o trauma, e que permite reduzir de imediato o sentimento de isolamento.

Por outro lado, a compra deste livro tem uma vertente solidária, já que os valores obtidos serão canalizados para às instituições: APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Saúde em Português e Cárita.

Cabo da GNR em Aveiro, João Cruz é mestre em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e é formador nas temáticas do tráfico de seres humanos, crianças disfuncionais e igualdade de género, bem como técnico de apoio à vítima.João Cruz tem preparado para lançamento um novo livro sobre esta tão importante temática, intitulado Testemunhos de vítimas (Histórias) de lenocínio, exploração sexual, tráfico de seres humanos e violência doméstica.