Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Proteção Civil – saber mais para estar mais protegido

Proteção Civil – saber mais para estar mais protegido

Noticias

Ciclo de palestras na Biblioteca Municipal de Faro

26 de setembro 2022

A Biblioteca Municipal de Faro inicia em setembro um ciclo de palestras em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil, dirigido à população em geral com mais de 60 anos.

A preparação para a emergência face a uma situação de acidente, é tão importante para os que trabalham na área do socorro, como para o cidadão que, informado dos riscos que corre, poderá atuar de forma adequada na sua proteção e na colaboração com as entidades de socorro.
Esta é a razão pela qual estes 2 serviços municipais se uniram para apresentar um conjunto de palestras, adaptadas ao público sénior, promovendo a prevenção de riscos coletivos e contribuindo para tornar a comunidade local mais segura e resiliente.

Nestas sessões, que acontecerão sempre às 15h00, será apresentado o Serviço de Proteção Civil, assim como o seu projeto Academia Sénior de Proteção Civil, convidando todos os participantes a serem agentes ativos da cultura de segurança.
Os temas abordados no dia 27 de setembro, serão “Como fazer chamada de emergência para 112? e Queimas/ fogueiras em segurança, como fazer?”. No dia 14 de outubro será assinalado o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes com o tema “Como me preparar para estar mais seguro?”. “Chuvas, cheias e inundações: como prevenir e como participar ativamente para conseguir uma comunidade mais resiliente?” será a temática de dia 9 de novembro, e no dia 14 de dezembro será abordada a temática das“Festas natalícias: atenção redobrada ao pinheiro de natal e às chaminés”.

As sessões são de entrada livre e gratuita, dirigidas ao público com mais de 60 anos, assim como às várias instituições de apoio à 3ª idade concelho de Faro.
Esta parceria surge no âmbito do projeto "Histórias contadas sorrisos partilhados", que pretende combater a exclusão dos idosos, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e insere-se nas metas de sustentabilidade da Agenda 2030, definidas pelas Nações Unidas.