Município de Faro alvo de ataque informático

Incidente registado no sábado à noite comprometeu o normal funcionamento dos serviços da autarquia.

21 de novembro 2022

O Município de Faro informa que, nas últimas horas, foi confirmado ter sido alvo de um ataque informático que afetou a totalidade dos seus servidores, bem como de todos os serviços e utilizadores da autarquia.
Este incidente de Ramsonware, registado no sábado à noite, dia 19 de novembro, comprometeu o normal funcionamento dos serviços, que serão, assim que possível e de acordo com as prioridades, retomados progressivamente ao longo dos próximos dias.
Tal como conforme previsto nestas situações, o ataque já foi entretanto reportado ao Centro Nacional de Cibersegurança (CNC), Polícia Judiciária (PJ) e Procuradoria-Geral da República (PGR).
O Município de Faro lamenta o ataque ocorrido e solicita a melhor compreensão dos munícipes e entidades ao longo dos próximos dias, durante os quais poderão ser registados naturais constrangimentos por parte dos serviços da autarquia, nomeadamente no sistema de “backoffice” e no serviço de correio eletrónico, que estão de momento inativos.
Da mesma forma, o Município de Faro voltará a dar nota pública do normal funcionamento dos serviços assim que estes venham a ser repostos.