Programa "Formação + Próxima" continua em abril

Programa 'formação + Próxima' continua em abril

A iniciativa já chegou, em Faro, a 100 agentes locais de turismo

23 de março 2023

O Programa de “Formação + Próxima” prossegue as suas ações de formação, em Faro, a 10, 12, 17, 19 e 26 de abril. As aulas de “Língua Francesa – Atendimento (nível avançado)” decorrerão no “Gabinete de Bairro”, da Câmara Municipal de Faro (CMF) e destinam-se a trabalhadores do setor do Turismo.

Esta iniciativa visa capacitar trabalhadores desta área, acrescentando valor ao tecido empresarial local e ao território. A formação, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro do setor e à diversidade das empresas de turismo farenses, responde aos desafios da “Arte da Hospitalidade”, ou seja, tudo aquilo que integra uma rede de serviços, cujo objetivo é atender quem procura, no nosso concelho, o lazer, o entretenimento, a gastronomia, eventos, dormida, entre outros, garantindo-lhes um nível alto de satisfação.

O programa “Formação + Próxima” teve início em 2022, através de uma parceria entre o município de Faro e o Turismo de Portugal (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve - EHTA), que celebraram um acordo de parceria, no âmbito do Plano «Reativar o Turismo|Construir o Futuro». A finalidade deste acordo foi, precisamente, desenvolver um programa de formação para trabalhadores do Turismo, de modo a alargar e aprofundar a capacitação de todos os que nele trabalham (empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais), através do desenvolvimento de conteúdos formativos em diversas áreas. As ações de formação foram idealizadas de acordo com os resultados de um inquérito de diagnóstico das necessidades feito aos trabalhadores de diversos serviços localizados no Município de Faro, nomeadamente, por exemplo, a hotelaria, o alojamento local, a animação turística, ou a restauração.Durante o ano de 2022, as formações foram gratuitas e realizadas no Hotel Faro, Eva Senses Hotel e no “Gabinete de Bairro”, da Câmara Municipal de Faro. Num total de 50 horas, estas sessões contaram com a participação de cerca de 100 formandos e tiveram como temas: a Língua Francesa - Atendimento (nível iniciante), Técnicas e Ferramentas do Marketing Digital, Introdução ao Marketing Digital; Inteligência Emocional, Liderança e Gestão de Equipas e Imagem para as Redes Sociais.