Ir para conteúdo

Arrancaram as obras no Museu Muncipal. Espaço expositivo encerra a 5 de fevereiro por período de três meses

Intervenção vai dotar o espaço de melhores condições de acessibilidade e novos espaços dedicados ao restauro

02 de fevereiro 2024

Arrancou esta semana a empreitada de melhoria das condições de acessibilidade e das condições de trabalho no serviço de restauro do Museu Municipal de Faro. A intervenção, a cargo da Sociedade Ambartrans, Lda e um prazo de 180 dias para execução, obriga ao encerramento dos espaços expositivos do Museu Municipal durante um período estimado de três meses, a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Todas as outras atividades regulares do Museu mantêm o seu normal funcionamento.A empreitada em causa, com um valor de 419.012,37 euros, acrescido de IVA, visa a melhoria das condições de trabalho e acessibilidade neste edifício histórico localizado na Vila Adentro -, o antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção, cuja construção remonta ao início do século XVI -, nomeadamente através da colocação de um elevador de acesso ao primeiro andar, repavimentação, sobretudo na zona do claustro, e criação de acessibilidades a todas as salas, quer através de rampas ou modelação do pavimento.Paralelamente, serão também criadas novas oficinas para o serviço de restauro, que vão permitir uma melhoria considerável das condições de trabalho para os profissionais desta área. Além destes, a empreitada prevê trabalhos diversificados, nomeadamente reparação e substituição de rodapés, pinturas, limpezas de caleiras e sumidouros, reparação pontual de impermeabilizações, manutenção de carpintarias, serralharias, manutenção e substituição de loiças, torneiras, e equipamentos, nomeadamente de comunicação, entre outros.

Recorda-se que todos os outros espaços expositivos sob alçada da Câmara Municipal permanecem abertos ao público com uma ampla oferta dirigida a turistas, comunidade escolar e população em geral, mantendo-se as respetivas equipas igualmente disponíveis para acolher todos aqueles os procurem.